domingo, 14 de abril de 2013

Projeto: Aulas de Educação musical com Musicoterapia na UAEEAM


         Este ano, com a colocação da musicoterapeuta e por vontade da de toda a equipa, era interessante e importante  dar seguimento ao projeto de musicoterapia na sala de aula, já iniciado o ano transato, mas, no entanto, com outros objetivos.

E assim, no segundo período, iniciou-se um novo momento na Unidade.

          A disciplina de educação musical, como este ano letivo passou de anual a semestral no 3º ciclo do ensino básico, iniciou apenas segundo período. Os nossos alunos, de acordo com a disponibilidade do seu horário, frequentam esta disciplina, na componente prática.
No entanto, este ano, surgiu um problema relativamente ao espaço físico na turma do 8ºE, em que as aulas seriam lecionadas na sala de EV, o que dificultava a circulação das cadeiras de rodas do Nigel e do Rui.
         Para colmatar esta dificuldade, a equipa decidiu que a componente prática das aulas de educação musical poderia ser lecionada no espaço da Unidade, usufruindo todos os alunos deste momento e de um projeto interessante.

Os conteúdos a trabalhar este semestre são as músicas do mundo. Até ao momento foram verdadeiros  momentos de aprendizagem, de interação, de inclusão "ao contrário".

Aulas inclusivas de educação musical
       

        Esta experiência  adota práticas inclusivas que permite a todos os alunos, independentemente das suas incapacidades, ter a mesma oportunidade de participação ativa no contexto de sala de aula.

0 comentários:

Enviar um comentário